Lançamento: “Usina: entre o projeto e o canteiro” na Casa do Povo

No dia 31 de maio de 2016, o Projeto Usina 25, que compreende uma série de ações voltadas para a preservação e ativação da memória da assessoria técnica Usina CTAH, lançou o livro “Usina: entre o projeto e o canteiro” e o documentário “Arquitetura como prática política”. As duas iniciativas contaram com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP.

Na ocasião, além da exibição do documentário, houve a distribuição gratuita do livro. O evento foi realizado a partir das 18h na Casa do Povo (Rua Três Rios, 252, Bom Retiro, São Paulo – SP).

—————————————–
SOBRE O LIVRO

Realizado pela Usina CTAH a partir de um processo de pesquisa patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, o livro Usina: entre o projeto e o canteiro apresenta um conjunto de textos que reflete sobre diferentes aspectos da atuação da assessoria técnica e uma seleção de trabalhos realizados nos últimos 25 anos, incluindo processos em andamento – como os Mutirões Tânia Maria e Cinco de Dezembro, em Suzano (São Paulo), e o Reassentamento da Comunidade do Piquiá de Baixo, em Açailândia (Maranhão).

Prefácio: Sérgio Ferro
Organização: Ícaro Vilaça e Paula Constante
Edição: Júlia Ayerbe (Edições Aurora • Publication Studio São Paulo)
Projeto gráfico: Daniel Sabóia, Fábio Steque e Pati Almeida (TANTO)

—————————————–
SOBRE O DOCUMENTÁRIO

Em 2015, a jornalista Sabrina Duran – responsável pelo projeto de investigação jornalística Arquitetura da Gentrificação – e a diretora de arte Gabriela Nunes foram convidadas a iniciarem um processo de pesquisa visando a criação de um documentário de média metragem (cerca de 50 minutos) baseado no material de arquivo da assessoria e em entrevistas com técnicos envolvidos nos principais processos desenvolvidos pela Usina.

Tendo como fio condutor a trajetória da Usina, este documentário visa situar a relevância histórica e as contribuições originais de arquitetos/as, cientistas sociais e profissionais de outros campos de atuação que se colocaram a serviço da efetivação do direito à moradia e do direito à cidade através de processos desenvolvidos junto a movimentos sociais – quer seja nos projetos desenvolvidos em conjunto com os futuros moradores, na inovação tecnológica e produtiva, nos processos de educação popular ou na organização do trabalho no canteiro de obras.

Direção: Gabriela Nunes e Sabrina Duran
Roteiro: Gabriela Nunes, Maiári Iasi e Sabrina Duran
Entrevistas: Ícaro Vilaça e Sabrina Duran
Captação, áudio e edição: Gabriela Nunes
Produção: Usina CTAH
Equipe de produção: Gabriel Delduque, Ícaro Vilaça, Israel Pacheco Júnior e Maiári Iasi
Projeto gráfico: Daniel Sabóia, Fábio Steque e Patrícia Almeida (TANTO)

—————————————–

+facebook/event