claire fontaine: em vista de uma prática ready-made

Livro de autoria do coletivo francês produzido pela GLAC Edições, editato por Alex Flynn e Leonardo Araujo, tradução de Aurore Zachayus, Fabio Morais, Lucas Parente, Noara Quinta e Revista Punkto.

*
A Claire Fontaine é um coletivo de arte de Paris, criado em 2004, formado pela italiana Fulvia Carnevale e pelo inglês James Thornhill. A autora furtou o seu nome de uma marca popular de cadernos escolares e diante disso declarou-se um artista ready-made. A prática de Claire Fontaine se caracteriza como interrogação e reflexão constantes sobre a impotência política e a crise da singularidade do sujeito, que aparentemente definem, aos seus olhos, a arte contemporânea hoje. Se o artista da atualidade é o equivalente subjetivo de um urinol ou de uma caixa Brillo – tão descolocado, tão privado de valor de uso e tão trocável quanto os produtos que produz – a perspectiva que lhe sobra é única, a greve humana.



— R$ 15*


CLAIRE
*
A GLAC edições surge da união entre Leonardo Araujo e Gustavo Colombini. Desde 2011 os dois produzem publicações independentes das ideias e textos de seus trabalhos conjuntos. A GLAC intenciona tornar público trabalhos que tenham o texto como objeto especifico de produção, que lidem de modo experimental com a linguagem e que articulem o livro como objeto, criando projetos gráficos que atendam as demandas inclusas nas experimentações linguísticas dos textos. Atualmente a GLAC segue com três frentes de trabalhos: os livros gráfico-textuais produzidos por seus editores e convidados; edição, tradução e adaptação de textos anônimos e de artistas estrangeiros de caráter político; e o exercício de editar textos literários e dramatúrgicos de novos escritores no formato códex.



_________________

*Também é possível adquirir a publicação via depósito bancário (e entrega pelos Correios) ou pessoalmente em nosso espaço na Casa do Povo (rua Três Rios, 252, 1º andar. Bom Retiro, São Paulo). Aceitamos cartões de débito e crédito.
Entre em contato via email para fazer seu pedido ou agendar uma visita.