claire fontaine: em vista de uma prática ready-made

Livro de autoria do coletivo francês produzido pela GLAC Edições, editato por Alex Flynn e Leonardo Araujo, tradução de Aurore Zachayus, Fabio Morais, Lucas Parente, Noara Quinta e Revista Punkto.

*
A Claire Fontaine é um coletivo de arte de Paris, criado em 2004, formado pela italiana Fulvia Carnevale e pelo inglês James Thornhill. A autora furtou o seu nome de uma marca popular de cadernos escolares e diante disso declarou-se um artista ready-made. A prática de Claire Fontaine se caracteriza como interrogação e reflexão constantes sobre a impotência política e a crise da singularidade do sujeito, que aparentemente definem, aos seus olhos, a arte contemporânea hoje. Se o artista da atualidade é o equivalente subjetivo de um urinol ou de uma caixa Brillo – tão descolocado, tão privado de valor de uso e tão trocável quanto os produtos que produz – a perspectiva que lhe sobra é única, a greve humana.



— R$ 15*


CLAIRE
*
A GLAC edições surge da união entre Leonardo Araujo e Gustavo Colombini. Desde 2011 os dois produzem publicações independentes das ideias e textos de seus trabalhos conjuntos. A GLAC intenciona tornar público trabalhos que tenham o texto como objeto especifico de produção, que lidem de modo experimental com a linguagem e que articulem o livro como objeto, criando projetos gráficos que atendam as demandas inclusas nas experimentações linguísticas dos textos. Atualmente a GLAC segue com três frentes de trabalhos: os livros gráfico-textuais produzidos por seus editores e convidados; edição, tradução e adaptação de textos anônimos e de artistas estrangeiros de caráter político; e o exercício de editar textos literários e dramatúrgicos de novos escritores no formato códex.




_________________

As publicações estão a venda no espaço do Parquinho Gráfico, na Casa do Povo:
rua Três Rios, 252, 1º andar. Bom Retiro, São Paulo.

→ Envie um email para: parquinhografico@gmail.com se preferir fazer seu pedido via depósito bancário ou agendar uma visita.  ▧ Aceitamos cartões de débito e crédito.